Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2532
Title: Intoxicação por metronidazol em felino: relato de caso.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Galindo, Fernanda Érika de Jesus
Keywords: Felinos
Neurotoxicidade
Medicamentos
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: GALINDO, Fernanda Érika de Jesus. Intoxicação por metronidazol em felino: relato de caso. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A intoxicação medicamentosa em felinos é bastante recorrente na medicina veterinária, pode ocorrer pela ingestão acidental, administrada pelo próprietário sem orientação profissional ou até mesmo pelo veterinário. O metronidazol é um fármaco bastante usado para o tratamento de gastroenterites em pequenos animais, por possuir alta capacidade de ultrapassar a barreira hematoencefálica pode causar neurotoxicidade em altas doses. Os felinos se tornam mais susceptiveis devido a suas características fisiológicas em relação ao ácido glicurônico e nas particulariedades em suas hemoglobinas. O objetivo desse trabalho foi relatar o caso de um felino, fêmea, SRD, 6 meses de idade, que apresentou sinais neurológicos após a ingestão de altas doses de metronidazol. A paciente foi submetida ao tratamento de suporte e a descontinuação do uso do fármaco, ficou internada por dez dias até resolução de toda sintomatologia neurológica. A intoxicação por metronidazol não é comum em felinos, é importante destacar a possibilidade de sua ocorrência na espécie para orientar a melhor conduta clínica que deve ser tomada pelo médico veterinário.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2532
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Érika de Jesus Galindo.pdf498.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.