Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2536
Title: Euritrematose em bovinos no Distrito Federal: relato de caso.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Ferreira, Guilherme Pereira
Keywords: Eurytrema spp
Parasitoses
Caquexia
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: FERREIRA, Guilherme Pereira. Euritrematose em bovinos no Distrito Federal: relato de caso. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: As parasitoses causam grande prejuízo econômico na bovinocultura, principalmente quando se trata da euritrematose, causada pelo parasita do gênero Eurytrema coelomaticum e Eurytrema pancreaticum, pois não existem tratamentos eficazes para seu combate. No Brasil, a euritrematose já foi relatada em ruminantes de diferentes estados, afetando os ductos pancreáticos e raramente os ductos biliares desses animais. O presente trabalho tem por objetivo relatar dois casos de euritrematose pancreática em bovinos de uma mesma propriedade no Distrito Federal. Os animais possuíam idade entre 15 e 20 anos, eram das raças gir e holandesa, apresentavam sinais clínicos parecidos, caracterizados por letargia, caquexia e prostração. Os animais foram tratados com antibióticos e anti-helmínticos, não tendo uma resposta significativa ao tratamento, sendo assim, optado pela a eutanásia. Foi constatada a infecção por Eurytrema spp. apenas durante a necropsia. Por ser uma parasitose que até o presente momento não existem tratamentos eficazes ou estudos sobre o controle dos seus hospedeiros intermediários é importante a divulgação do quadro clínico para evitar a disseminação da doença na propriedade ou na região.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2536
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Pereira Ferreira.pdf6.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.