Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2537
Title: Abandono de equídeos no Distrito Federal.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Menezes, Helena dos Santos
Keywords: Equídeos
Abandono
Afecção
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: MENEZES, Helena dos Santos. Abandono de equídeos no Distrito Federal. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Os equídeos possuem grande relevância no território brasileiro, atuam em diversas atividades e são importantes geradores de renda. O estado de saúde dos animais e sua idade podem afetar a qualidade da função desempenhada por eles, e esse pode ser um fator determinante para o abandono. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento acerca do abandono de equídeos em vias e logradouros públicos do Distrito Federal. Foram abordadas as principais doenças que acometem os animais abandonados com o fim de promover conscientização dos danos causados aos animais devido ao abandono. Para a elaboração desse trabalho foi realizado um levantamento através de dados fornecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (SEAGRI- DF) e pelo Hospital escola de grandes animais da Universidade de Brasília. No período abordado foi constatado que houve aumento do número de abandono de fêmeas e diminuição do número de abandono de machos no DF. A afecção que mais acometeu os animais apreendidos pela SEAGRI-DF foram as fraturas, atingindo cerca de 22,7% dos equídeos. Devido à falta de histórico dos animais não foi possível afirmar a causa dessas fraturas, as suspeitas são acidentes de trânsito, erros no manejo e sobrepeso em casos de animais utilizados para tração. A segunda afecção com maior incidência é a desnutrição, que atingiu cerca de 10,9% dos equídeos. Essa doença é um reflexo da alimentação e descaso enfrentados pelos animais. É necessário ressaltar a importância dos órgãos públicos na fiscalização e punição a quem prática o crime de abandono, e ainda reforçar o papel da população através de medidas de prevenção e das instituições de ensino auxiliando os animais de populações carentes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2537
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helena dos Santos Menezes.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.