Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/254
Title: Disfunção temporomandibular em crianças: como diagnosticar?
Other Titles: Temporomandibular dysfunction in children: how to diagnose?
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Rosal, Thamine Diógenes Piauilino
Keywords: Odontologia infantil
Odontologia - disfunção
Articulação temporomandibular - transtornos
Issue Date: 6-Nov-2019
Citation: ROSAL, Thamine Diógenes Piauilino. Disfunção temporomandibular em crianças: como diagnosticar? Orientador: Renan Bezerra Ferreira. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As disfunções temporomandibulares se manifestam comprometendo a articulação temporomandibular, os músculos que atuam na mastigação e outras estruturas. Os sintomas dessa disfunção estão presentes em crianças e adolescentes, no entanto, se comparado em adultos ocorre em menor intensidade. As DTMs em crianças têm etiologia multifatorial, e os fatores mais apresentados são fatores psicológicos, traumas, hábitos parafuncionais, fatores oclusais e sistêmicos. Os sinais e sintomas das disfunções temporomandibulares em crianças geralmente de leve intensidade e progride com a idade, sendo importante o diagnóstico precoce e a inclusão de exames em consultas de rotina. Esta revisão de literatura teve como objetivo abordar questões relacionadas às disfunções temporomandibulares (DTM) em crianças, como etiologia, salientando a importância do correto diagnóstico, visto que esses pacientes, em questão, estão em fase de desenvolvimento facial e crescimento fisiológico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/254
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thamine_Diógenes_0002468.pdf154.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.