Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2540
Title: Anestesia em coelho doméstico (Oryctolagus cuniculus) para cirurgia de amputação de membro pélvico: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Oliveira, Larissa Jessika Di
Keywords: Anestesia
Coelho
Fármacos
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: OLIVEIRA, Larissa Jessika Di. Anestesia em coelho doméstico (Oryctolagus cuniculus) para cirurgia de amputação de membro pélvico: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: Os coelhos deixaram de ser animais utilizados somente para alimentação e experimentos, hoje ocupam um lugar importante nos lares como pets de companhia pois são animais extremamente inteligentes, de fácil treinamento, de temperamento dócil e que se expressam de várias formas. Contudo, são acometidos pelo estresse pela alta liberação de catecolaminas, o que confere maior risco anestésico, além disso, a intubação orotraqueal nesses animais é desafiadora pelas limitações anatômicas. Embora seja grande a rotina clínica e cirúrgica de lagomorfos, ainda há poucos relatos da anestesia na área veterinária nessa espécie. O presente trabalho teve como objetivo relatar o procedimento anestésico, bem como descrição dos fármacos utilizados, a técnica de intubação, os bloqueios regionais e o manejo da dor que promoveram uma anestesia segura e boa recuperação, proporcionando qualidade de vida e bem-estar em um coelho, macho, da raça Mini Lop, de 3 anos de idade, submetido a cirurgia de amputação de membro pélvico devido à má formação congênita.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2540
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Jessika Di Oliveira.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.