Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2541
Title: Degeneração mixomatosa da válvula mitral em cães: relato de dois casos.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Frota, Leandro Fontenele
Keywords: Cardiopatia
Endocardiose
Tosse
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: FROTA, Leandro Fontenele. Degeneração mixomatosa da válvula mitral em cães: relato de dois casos. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A Doença Mixomatosa da Válvula Mitral (DMVM), é a cardiopatia adquirida mais comum em cães adultos, também conhecido como endocardiose, caracterizada pelo espessamento dos folhetos valvares do coração, sendo a valvular mitral a mas acometida. Os sinais clínicos mais observados são: tosse, taquipneia, dispneia, perda de apetite, emagrecimento progressivo e letargia. Como os sinais clínicos são comuns em outras doenças, necessita-se para o diagnóstico definitivo exames complementares, sendo o mais específico o ecocardiograma (ECCG) com doppler. O presente trabalho, tem como objetivo relatar o curso da progressão da doença degenerativa mixomatosa da válvula mitral em dois cães, atendidos em uma clínica de pequenos animais, avaliar o avanço da DMVM, por meio de exames ecocardiográficos e citar os aspectos clínicos da doença e protocolo terapêutico utilizados. Deste modo, ressalta-se a importância da compreensão sobre a doença para um correto diagnóstico e tratamento. O diagnóstico precoce da DMVM é imprescindível para o melhor prognóstico, pois desse modo é possível retardar sua progressão. Por meio do diagnóstico e correto estadiamento é possível instituir o protocolo terapêutico mais adequado, o que irá promover melhora da qualidade e expectativa de vida dos animais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2541
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro Fontenele Frota.pdf749.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.