Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2542
Title: O uso de técnicas de relaxamento e distração para o controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico.
Authors: Silva, Hanna Patricia Ganim Pereira da (Orientador)
Santana, Yslane Kariny Bassi de Araújo
Keywords: Ansiedade
Odontopediatria
Medo
Issue Date: 22-Mar-2023
Citation: SANTANA, Yslane Kariny Bassi de Araújo. O uso de técnicas de relaxamento e distração para o controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico. Orientador: Patricia Ganim Pereira da Silva. 2020. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O medo e a ansiedade são sentimentos que, por vezes, estão presentes no atendimento odontopediátrico. Esses sentimentos obstaculizam o relacionamento dentista-paciente, causando menor cooperação da criança e pior qualidade no tratamento odontológico. As crianças com esses comportamentos necessitam de intervenções com o objetivo de minimizar esses sentimentos. O uso de técnicas de distração e relaxamento são estratégias que ajudam o paciente a controlar o medo e a ansiedade. Elas podem, de forma geral, mudar o foco de atenção do paciente de algum estímulo desagradável, alterando sua percepção e resposta frente ao tratamento. Esta revisão tem por objetivo apresentar as técnicas de respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo (relaxamento muscular de Jacobson) e distração audiovisual como alternativas para o tratamento de crianças com comportamentos ansiogênicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2542
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yslane Kariny Bassi de Araujo Santana.pdf182.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.