Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2542
Title: | O uso de técnicas de relaxamento e distração para o controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico. |
Authors: | Silva, Hanna Patricia Ganim Pereira da (Orientador) Santana, Yslane Kariny Bassi de Araújo |
Keywords: | Ansiedade Odontopediatria Medo |
Issue Date: | 22-Mar-2023 |
Citation: | SANTANA, Yslane Kariny Bassi de Araújo. O uso de técnicas de relaxamento e distração para o controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico. Orientador: Patricia Ganim Pereira da Silva. 2020. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020. |
Abstract: | O medo e a ansiedade são sentimentos que, por vezes, estão presentes no atendimento odontopediátrico. Esses sentimentos obstaculizam o relacionamento dentista-paciente, causando menor cooperação da criança e pior qualidade no tratamento odontológico. As crianças com esses comportamentos necessitam de intervenções com o objetivo de minimizar esses sentimentos. O uso de técnicas de distração e relaxamento são estratégias que ajudam o paciente a controlar o medo e a ansiedade. Elas podem, de forma geral, mudar o foco de atenção do paciente de algum estímulo desagradável, alterando sua percepção e resposta frente ao tratamento. Esta revisão tem por objetivo apresentar as técnicas de respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo (relaxamento muscular de Jacobson) e distração audiovisual como alternativas para o tratamento de crianças com comportamentos ansiogênicos. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2542 |
Appears in Collections: | Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Yslane Kariny Bassi de Araujo Santana.pdf | 182.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.