Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2573
Title: Fisiologia do parto em cadelas e do neonato canino.
Authors: Freitas, Mariane Leão (Orientador)
Caixêta, Beatriz Mendes
Keywords: Gestação
Pequenos animais
Reprodução
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: CAIXÊTA, Beatriz Mendes. Fisiologia do parto em cadelas e do neonato canino. Orientador: Mariane Leão Freitas. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A gestação é o período compreendido desde a fecundação do oócito pelo espermatozoide até o momento do início do parto. A partir da cópula ou inseminação artificial (IA), pode ocorrer a gestação nas cadelas. O parto eutócico ocorre quando um conjunto de eventos induz a expulsão do feto e os envoltórios fetais para o meio externo de forma fisiológica. O início do trabalho de parto é incitado por níveis elevados de cortisol no sangue materno entretanto, outros fatores também podem estar envolvidos na indução do parto, como o aumento da temperatura corporal da mãe. Já o período neonatal é definido como o período do nascimento até três semanas de vida, ou quando os filhotes caninos estiverem andando e forem capazes de urinar e evacuar espontaneamente. Acontecimentos fisiológicos e anatômicos são característicos na transição do feto para recém- nascido, fazendo com que o filhote se adapte as suas novas condições de vida. A evolução dos sistemas neurológicos, comportamental, respiratório e cardiovascular define essa transição. O acompanhamento pré-natal em fêmeas gestantes é de suma importância para a saúde e bem estar da mãe e dos filhotes, além de colaborar na redução de mortes neonatais e da progenitora e a observação particular e em grupo dos filhotes, tal qual um prontuário médico completo associado a um exame físico completo, são ferramentas importantes para o sucesso clínico. O objetivo deste trabalho é descrever, através de uma revisão de literatura, as particularidades fisiológicas do parto normal em cadelas e do neonato canino, além de, ressaltar a importância dos estudos e aperfeiçoamento na área da obstetrícia e neonatologia canina, contribuindo na prevenção de mortes fetais e de recém-nascidos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2573
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Mendes Caixeta.pdf877.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.