Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2574
Title: Atresia anal associada à fístula reto-vaginal em cadela: relato de caso.
Authors: Tognoli, Guilherme Kanciukaitis (Orientador)
Paz, Breno Henrique Barbosa
Keywords: Atresia anal
Fístula reto-vaginal
Anoplastia
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: PAZ, Breno Henrique Barbosa. Atresia anal associada à fístula reto-vaginal em cadela: relato de caso. Orientador: Guilherme Kanciukaitis Tognoli. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Anormalidades anorretais são defeitos congênitos raros em várias espécies. Destas, a atresia anal é a mais comum em caninos e está frequentemente associada a fístulas retovaginais nas fêmeas. A atresia anal é uma malformação congênita, que consiste na oclusão da extremidadedo reto, resultando na oclusão da saída anal. Neste trabalho, é descrito o caso de uma cadela, sem raça definida, com 3 meses de idade, atendida em uma clínica veterinária popular, com histórico de distensão abdominal, tenesmo, prostração, além de eliminação de fezes pela vagina, caracterizando a fístula reto-vaginal secundária à atresia anal. A cirurgia corretiva, que consiste em anoplastia, é a única chance de sobrevida para os pacientes acometidos por essa doença e deve ser realizada o mais precocemente possível. Assim, objetivou-se relatar a correção cirúrgica de atresia anal associada à fístula reto-vaginal, onde se obteve resultados atisfatório mesmo sendo realizado tardiamente, resultando em um bom prognóstico e qualidade de vida ao animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2574
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Breno Henrique Barbosa Paz.pdf794.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.