Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2575
Title: Alterações clínicas na Micoplasmose felina com o uso de células tronco como tratamento adjuvante: relato de caso.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Souza, Bruno Lima Alves de
Keywords: Mycoplasma haemominutum
micoplasmose felina
anemia hemolítica
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: SOUZA, Bruno Lima Alves de. Alterações clínicas na Micoplasmose felina com o uso de células tronco como tratamento adjuvante: relato de caso. Orientador: Margareti Medeiros. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: As hemoparasitoses são afecções de grande ocorrência na clínica médica de pequenos animais, a micoplasmose felina é uma doença de caráter bacteriano e causada pelo Mycoplasma haemominutum, Mycoplasma haemofelis e Mycoplasma turicensis, é uma doença que pode se manifestar de forma crônica ou aguda e causar anemia grave. A doença deve ser diagnosticada e tratada de forma precoce, pois pode causar imunossupressão e uma evolução de quadro para anemia hemolítica podendo levar a óbito. Pode ser transmitida através do contato agressivo com outros animais, transfusões sanguíneas, porém, a principal forma de transmissão é por meio de ectoparasitas hematófagos. Fazem parte do grupo de risco animais adultos com acesso à rua e imunossuprimidos. A sintomatologia apresenta palidez de mucosas, febre, letargia, anorexia, icterícia, desidratação e anemia, e o diagnóstico é realizado através de sinais clínicos apresentados pelo paciente, hemogramas e confirmado com PCR (Reação em cadeia da polimerase), O tratamento da doença é feito com antibioticoterapia, fluidoterapia, suporte nutricional e em casos mais graves transfusões sanguíneas, a profilaxia é feita com a prevenção de ectoparasitas e acesso à rua. Esse trabalho mostra o caso de um paciente felino, SRD, dois anos, fêmea, castrada, testado positivo para Mycoplasma haemominutum atendido em um hospital veterinário de Taguatinga, Distrito federal. O paciente foi submetido ao tratamento de eleição para a doença, durante o tratamento foram realizadas transfusões sanguíneas, como tratamento adjuvante foram realizadas três aplicações de células tronco.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2575
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Lima Alves de Souza.pdf495.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.