Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2577
Title: Avaliação de densidade e acidez titulável em leites intencionalmente fraudados com formol e álcool.
Authors: Sousa, Stefania Márcia de Oliveira (Orientador)
Silva, Déborah Caroline Ferreira da
Keywords: Adulteração em leite
Leite UHT
Métodos oficiais
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: SILVA, Déborah Caroline Ferreira da. Avaliação de densidade e acidez titulável em leites intencionalmente fraudados com formol e álcool. Orientador: Stefania Márcia de Oliveira Sousa. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O Regulamento (RIISPOA), define que leite UHT é o leite homogeneizado e submetido a processo de ultra-alta temperatura. As fraudes no leite ocorrem quando se tem a adição de substâncias, e a adulteração proposital da matéria - prima. As adulterações no leite tem como objetivo aumentar o volume do leite e mudar seu ponto de congelamento, o leite pode ser adulterado com soro de queijo, substâncias conservantes, neutralizantes e reconstituintes. O formol pode ser adicionado no leite na intenção de reduzir o desenvolvimento dos microrganismos, com a adição do álcool ao leite ocorre a mudança da densidade e ponto de congelamento do leite aguado. Para a detecção de fraudes são utilizados métodos oficiais de rotina como acidez titulável e densidade. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a efetividade dos testes oficiais, de acidez Dornic e densidade, na detecção de fraudes intencionais, com diferentes concentrações de formol e álcool, em leite UHT integral. Foram adquiridos 06 litros de leite UHT integral, da mesma marca e lote. Estes foram transportados em suas próprias embalagens até o laboratório de análises físico-químicas do UNICEPLAC. A adição de álcool no leite foi detectada alterações consideráveis, o mesmo ocorreu com a adição de formol se mantendo fora do padrão desejável. Conclui-se que os teste de densidade e Dornic são eficazes na detecção de fraudes mesmo em pequenas quantidades das substâncias reconstituintes e conservadoras de álcool e formol.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2577
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Déborah Caroline Ferreira da Silva.pdf217.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.