Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2580
Title: Proteinúria: importância da avaliação na rotina clínica de pequenos animais.
Authors: Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Silva, Jessica Rodrigues da
Keywords: Doença renal
Urina
Pequenos animais
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: SILVA, Jéssica Rodrigues da. Proteinúria: importância da avaliação na rotina clínica de pequenos animais. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A proteinúria é caracterizada pelo excesso de proteínas na urina. Fisiologicamente a proteína circulante deve ser filtrada e reabsorvida. A proteinúria é classificada quanto a sua origem, podendo ser de causas fisiológicas ou patológicas e estando ou não relacionadas a doenças renais. A escolha da avaliação laboratorial da proteinúria permite diagnósticos precoces e tratamento adequados aos pacientes. O prognostico da proteinúria é dependente do fator inicial desencadeante, e o diagnóstico da causa depende da anamnese completa junto ao histórico do animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2580
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Rodrigues da Silva.pdf732.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.