Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2582
Title: A problemática do abandono de animais no município de Valparaíso de Goiás.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Leite, Joyce Jusley Souza
Keywords: Políticas públicas
Cães
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: LEITE, Joyce Jusley Souza. A problemática do abandono de animais no município de Valparaíso de Goiás. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O município de Valparaíso de Goiás, no estado de Goiás, Brasil, está localizado próximo à capital do país, o Distrito Federal, e apresenta problemas socioeconômicos e ambientais que comprometem a qualidade de vida da população humana e animal. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre o problema de abandono de cães e gatos na região. Foram levantados dados históricos, sociais, econômicos, legais e de saúde, bem como a organização do poder público e realização de políticas públicas que mitiguem a presença de animais em condição de vulnerabilidade na região. Apesar da existência de legislação estadual quanto ao Bem-estar animal, o município ainda carece de legislação específica. Além disso, devido à ausência de assistência veterinária é imprescindível que sejam desenvolvidas ações municipais para oferta de serviço veterinário e programas de castração públicos para atender a comunidade local, além de soluções para engajamento de toda a sociedade, para que se obtenham resultados positivos e eficazes com controle populacional, redução de abandonos e animais errantes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2582
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joyce Jusley Souza Leite.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.