Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2595
Title: Vigilância epidemiológica da raiva no Brasil em uma perspectiva de saúde única: desafios e estratégias.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Vieira, Tainah Januaria de Souza
Keywords: zoonoses
prevenção
saúde pública
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: VIEIRA, Tainah Januaria de Souza. Vigilância epidemiológica da raiva no Brasil em uma perspectiva de saúde única: desafios e estratégias. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Raiva é uma doença infecciosa aguda e fatal, causada pelo gênero Lyssavirus, pertencente à Família Rhabdoviridae. A transmissão do vírus da Raiva ocorre principalmente pela saliva de um indivíduo infectado, podendo apresentar sinais clínicos inespecíficos e problemas neurológicos que evoluem para a morte. É necessário concentrar esforços na profilaxia e prevenção da doença, criando estratégias para o controle da enfermidade em todo território nacional. É uma doença que causa grande impacto na saúde pública, no qual sempre teve o cão como reservatório urbano sendo o principal transmissor, porém o que se analisa é uma mudança no perfil epidemiológico da doença. A urbanização afeta diretamente as comunidades de animais silvestres em várias regiões do Brasil, como consequência, as cidades se tornam lugares favoráveis, o que facilita o abrigo e a busca por alimentos desses animais. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi mostrar as principais estratégias de vigilância atualmente utilizadas no Brasil, ressaltando a relevância dos problemas enfrentados pelo país na busca da erradicação da doença em humanos e discutir a importância do conceito de saúde única, em como ações intersetoriais servem como ferramenta importante na vigilância e prevenção da doença, junto à educação, pois a abordagem com a perspectiva de Saúde Única melhora a eficácia dos sistemas já existentes, tornando-se uma ferramenta essencial para formulação de políticas públicas e profissionais de saúde em todo o Brasil.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2595
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tainah Januaria de Souza Vieira.pdf898.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.