Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2596
Title: Cisticercose bovina em animais abatidos no estado de Goiás no período de 2019 a 2022.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Ros, Thaís
Keywords: Bovinocultura
Cysticercus bovis
Teníase
Issue Date: 17-Mar-2023
Citation: ROS, Thaís. Cisticercose bovina em animais abatidos no estado de Goiás no período de 2019 a 2022. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A cisticercose é uma das principais causas de condenação de carcaças e órgãos de bovinos abatidos no Brasil. Além das perdas econômicas para o setor produtivo, a enfermidade possui importância para a saúde pública já que é uma zoonose, representando um risco à saúde dos consumidores. Considerando esse cenário, o presente estudo buscou identificar a prevalência da cisticercose em bovinos abatidos no estado de Goiás no período de janeiro de 2019 a agosto de 2022 de acordo com dados disponibilizados através do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Durante o período de estudo foram abatidos 9.311.901 bovinos, com prevalência de 0,43% de bovinos abatidos diagnosticados com cisticercose. Os locais mais acometidos foram carcaça, coração, pulmão, cabeça e rins e os destinos de condenação mais relevantes foram condenação total e tratamento pelo frio. Apesar da baixa prevalência da cisticercose nos bovinos do estado de Goiás, a promoção de ações integradas pelos diversos órgãos do estado no âmbito da educação sanitária e ambiental, tendo em vista ações de caráter preventivas para evitar perdas gerais na cadeia de produção e comércio do gado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2596
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaís Ros.pdf217.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.