Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/262
Title: O aumento do HIV entre jovens e a aderência da Profilaxia de Pré-exposição (PREP) como intervenção.
Authors: Santos, Walquíria Lene dos (Orientador)
Monteiro, Ana Paula Vilas Boas
Monteiro, Karine dos Santos
Keywords: HIV
Profilaxia Pré-Exposição - PREP
Saúde sexual
Issue Date: 13-Jan-2020
Citation: MONTEIRO, Ana Paula Vilas Boas; ANDRADE, Karine dos Santos. O aumento do HIV entre jovens e a aderência da Profilaxia de Pré-exposição (PREP) como intervenção. Orientador: Walquíria Lene dos Santos. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Atualmente mais da metade das novas infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), afetam os jovens de 15 a 24 anos de idade. Dados do Ministério da Saúde comprovam que mais de 70% dos casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), correspondem a indivíduos entre 20 e 39 anos, sendo que uma parcela considerável contraiu o vírus na adolescência. Objetivo: Identificar o aumento da incidência do HIV entre jovens e a aderência da profilaxia de pré-exposição (PREP) como intervenção. Metodologia: Pesquisa integrativa, realizada entre artigos publicados nos anos de 2015 a 2019. Resultados: O estudo demonstrou que 2017 foi o ano em que mais se publicou, perfazendo um total de 60%. Os artigos pesquisados demonstraram que a PrEP é uma medicalização de prevenção pré- exposição que consiste no uso de antirretrovirais (ARV) que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. A PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção. Está disponível como estratégia de prevenção ao HIV desde o ano de 2017 no Brasil. Conclusão: Os estudos demonstraram que os jovens têm a iniciação sexual precoce, comportamento de risco, e conhecimento insuficiente acerca de métodos preventivos para promover a autopercepção sobre os riscos de infeções sexualmente transmissíveis. A PrEP é uma medicação introduzida recentemente no Brasil, portanto, pouco conhecida entre a população jovem, sobretudo por ser destinada para um público alvo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/262
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula 0001559 Karine Andrade 0002201.pdf245.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.