Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/264
Title: Fatores que Influenciam a Depressão no Período do Climatério.
Authors: Peres, Lídia Câmara (Orientador)
Silva, Marilene dos Santos
Silva, Maura Rosana Alves da
Keywords: Doença - depressão
Período - climatério
Menopausa
Pós-menopausa
Issue Date: 14-Jan-2020
Citation: SILVA, Marilene dos Santos; SILVA, Maura Rosana Alves da. Fatores que Influenciam a Depressão no Período do Climatério. Orientador: Lídia Câmara Peres. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: No período do climatério as mulheres apresentam fatores de risco significativos, aumentando a predisposição para ocorrência de sintomas depressivos e depressão, desse modo, faz-se necessário analisar o índice de depressão no período do climatério. Sendo assim este estudo objetivou analisar, por meio de revisão integrativa os fatores que influenciam a depressão no período do climatério, visando observar as modificações mais frequentes que interferem na qualidade da vida da mulher. O estudo trata-se de uma revisão integrativa, com abordagens qualitativa, baseado em artigos já publicados, nas bases de dados (Lilacs, Scielo), para maior compreensão do tema ultilizou-se o protocolo da atenção básica da saúde da mulher do Ministério da Saúde (MS). A discussão dos resultados foi organizada em 5 subtemas: depressão, climatério, perimenopausa menopausa e pós menopausa. Conclui-se que é e de extrema importância analisar os fatores que influenciam a depressão no período de climatério.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/264
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maura Rosana_0003870_ Marilene dos Santos_0003871.pdf225.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.