Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/267
Title: Conhecimento dos pais quanto a procedimentos realizados diante do engasgo na criança.
Authors: Pereira, Divinamar (Orientador)
Melo, Adriano Almeida
Santos, Paulo Ubiratan Silva dos
Keywords: Engasgo infantil
Aspiração - corpo estranho
Manobra de Heimlich
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: MELO, Adriano Almeida; SANTOS, Paulo Ubiratan Silva dos. Conhecimento dos pais quanto a procedimentos realizados diante do engasgo na criança. Orientador: Divinamar Pereira. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A aspiração de corpo estranho (ACE) é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais frequente em crianças. Portanto o objetivo geral deste estudo é avaliar o conhecimento dos pais acerca da aspiração de corpo estranho ocorrido frequentemente em crianças. Enquanto, os objetivos específicos são: Identificar a ocorrência precocemente do evento adverso e descrever a importancia da manobra de Heimlich para desengasgo de crianças em situação de risco. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritivo através de revisão bibliográfica, a busca de artigos foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS, SCIELO, e revistas do tema em pauta compreendido entre os anos de 2009 até 2019. Conclui-se que o conhecimento dos pais acerca da aspiração de corpo estranho é de fundamental importancia; o reconhecimento precoce dos sinais de engasgo diminui o risco de agracamento e ou morte; que a manobra de Heimlich é a mais indicada nestes casos , e ainda que é imprescindível que os pais e os profissionais da saúde estejam capacitados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/267
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano_000629_Paulo_Ubiratan_0002260.pdf689.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.