Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/268
Title: Assistência de enfermagem na obesidade infantil: uma revisão integrativa.
Authors: Peres, Lídia Câmara (Orientador)
Alves, Neidiane dos Santos Souza
Faustino, Thaisa Kerolainy Alencar
Keywords: Obesidade - infantil
Enfermagem - assistência
Enfermagem - escolar
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: ALVES, Neidiane dos Santos Souza; FAUSTINO, Thaisa Kerolainy Alvencar. Assistência de enfermagem na obesidade infantil: uma revisão integrativa. Orientador: Lídia Câmara Peres. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A obesidade infantil atualmente é considerada um dos principais problemas de Saúde Pública e no Brasil afeta milhões de crianças. Considerada uma epidemia do século XXI é uma patologia multifatorial, que pode ocasionar graves complicações na saúde da criança. Sabendo da importância do profissional de enfermagem na prevenção da obesidade infantil faz-se necessário conhecer as ações de promoção a saúde, voltadas à alimentação saudável e prevenção. E assim aprimorar a atenção aos cuidados prestados pela equipe de enfermagem. O estudo objetivou averiguar, por meio de revisão integrativa, qual é o papel do Enfermeiro referente a prevenção da obesidade em crianças e apresentar as principais evidências atualizadas sobre o tema. A busca dos artigos incluídos na revisão foi realizada em importantes bases de dados nacionais, sendo: Literatura latino-americana em Ciências de Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os 20 artigos selecionados para os resultados foram expostos em forma de quadro para uma melhor visualização. A discussão dos resultados foi organizada em três subtemas: Frequência da obesidade infantil, impacto da obesidade infantil na saúde da criança e assistência de enfermagem na obesidade infantil. Conclui-se que o enfermeiro pode contribuir com a redução da obesidade através de ações e práticas educativas de saúde.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/268
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neidiane Santos Souza Alves_0003959.pdfNeidiane Santos Souza Alves_Thaisa_Faustino223.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.