Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2699
Title: Preservação da oncofertilidade feminina: avanços e modalidades terapêuticas.
Authors: Pedras, Gabriela Galdino de Faria Barros Salim Vilela (Orientador)
Guedes, Vinicius Coutinho
Geronasso, Vitória Fossari
Keywords: Oncofertilidade
Métodos de preservação
Mulheres
Issue Date: 22-Aug-2023
Citation: GUEDES, Vinícius Coutinho; GERONASSO, Vitória Fossari. Preservação da oncofertilidade feminina: avanços e modalidades terapêuticas. Orientador: Gabriela Galdino de Faria Barros Salim Vilela Pedras. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O diagnóstico de câncer em mulheres em idade fértil causa um grande conflito emocional pela probabilidade de dano à fertilidade no pós-tratamento oncológico. A oncofertilidade surgiu para difundir e aprimorar técnicas de preservação para as pacientes que desejarem conceber uma criança. Nesse contexto, tais modalidades surgem como um incentivo à adesão ao tratamento e à esperança de um futuro sem essa doença. Para isso, a criopreservação de óvulos, oócitos e tecido ovariano foram aperfeiçoadas e inseridas no contexto gineco-oncológico. Entretanto, diversas barreiras são encontradas durante esse processo, podendo ser éticas ou próprias da paciente, e devem ser esclarecidas e contornadas, quando possível, evidenciando a importância do atendimento humanizado por meio da equipe multidisciplinar. Essa revisão tem como objetivo colaborar para o conhecimento de tal tema, discutir as questões éticas envolvidas em tais procedimentos e explicar como as técnicas mais utilizadas atualmente podem modificar o futuro dessas mulheres.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2699
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinícius Coutinho Guedes _Vitoria Fossari Geronasso.pdf159.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.