Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2700
Title: Manejo da hipertensão arterial sistêmica no climatério.
Authors: Pedras, Gabriela Galdino de Faria Barros Salim Vilela (Orientador)
Pires, Geovanna Moraes
Marins, Laís Maria Borges
Keywords: Hipertensão
Climatério
Tratamento
Issue Date: 22-Aug-2023
Citation: PIRES, Geovanna Moraes; MARINS, Laís Maria Borges. Manejo da hipertensão arterial sistêmica no climatério. Orientador: Gabriela Galdino de Faria Barros Salim Vilela Pedras. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Considerando a assistência ginecológica-climatérica adequada e que o manejo terapêutico de forma ineficiente interfere na progressão de doenças sistêmicas tardias, o estudo apresentado teve como objetivo analisar as razões determinantes dedesfechos desfavoráveis, promovendo recomendações baseadas em evidências para profissionais de saúde. Refere-se a uma revisão de literatura qualitativa realizada a partir das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE, BDENF, UpToDate, livros e manuais da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Manual de Ginecologia e Obstetrícia da John Hopkins University. A coleta de dados foi realizada mediante leitura íntegra dos resumos. Posteriormente, foram classificados em três categorias para análise: tipo; principais resultados testados e conclusão. Os resultados mostram que a hipertensão contribui de forma importante para a morbimortalidade e que o tratamento anti- hipertensivo a longo prazo, bem como a terapia de reposição hormonal individualizada podem contribuir para reduzir os níveis pressóricos e previnir doenças cardiovasculares. Mudanças no cotidiano e a correta adesão medicamentosa atuam na eficácia do manejo terapêutico. É possível concluir que são necessárias estratégias de manutenção do vínculo com a paciente para promover a adesão aos medicamentos cardiovasculares e a capacitação dos médicos, com o objetivo de elaborar um plano terapêutico em comum e valorizar a relação médico-paciente. Tais medidas buscam promover uma farmacoterapia segura, individualizada e eficaz às mulheres hipertensas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2700
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovana Moraes Pires_Laís Maria Borges Marins.pdf251.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.