Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2701
Title: O uso de canabinóides para o controle da dor em pacientes com fibromialgia
Authors: Arruda Junior, Zilcem da Costa (Orientador)
Miranda, Letícia Mendonça
Taveira, João Vitor Romeu Bello
Keywords: Fibromialgia
Canabinóides
Dor
Issue Date: 23-Aug-2023
Citation: MIRANDA, Letícia Mendonça; TAVAIERA, João Vitor Romeu Bello. O uso de canabinóides para o controle da dor em pacientes com fibromialgia. Orientador: Zilcem da Costa Arruda Junior. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A fibromialgia (FM) é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética crônica generalizada, sintomas neuropsicológicos e fadiga. É uma condição reumatológica, não inflamatória frequente, mais prevalente no sexo feminino, entre 35 e 44 anos de idade. A etiopatogenia é incerta, sendo marcada pela interação de fatores genéticos, ambientais e neurais. A hipótese mais aceita é a da Síndrome da sensibilização centralizada, com destaque para alterações no sistema de modulação da dor. OBJETIVOS: Elucidar os benefícios dos canabinóides no controle da dor em pacientes com fibromialgia. METODOLOGIA: Revisão literária, na qual foram utilizados os bancos de dados “Scielo”, “Pubmed”, “MedLine” e “Lilacs”. Os descritores aplicados foram “Fibromyalgia” AND “Cannabinoids” AND “Pain”. Capítulos de livros texto complementaram a revisão. Estudos primários do tipo clínico, revisões sistemáticas, metanálises e estudos observacionais publicados entre os anos 2012 e 2022 nos idiomas inglês, português e espanhol foram usados como critérios de inclusão. Foram incluídos 29 artigos para revisão. RESULTADOS: Baseado na fisiologia da dor, a qual é inequívoco o papel significativo do sistema canabinóide na modulação do estímulo doloroso, este artigo aborda sobre evidências a respeito do mecanismo de ação dos canabinóides no controle da dor. Estudos demonstram relativa melhora na qualidade de vida dos pacientes com FM. Ademais, contatou-se melhor analgesia em relação ao placebo. CONCLUSÃO: São necessários mais estudos do tipo experimental sobre o uso de canabinóides a fim de evidenciar segurança, efeitos clínicos e farmacológicos, com destaque no controle da dor, em pacientes com FM.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2701
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Mendonça Miranda_João Vitor Romeu Bello Taveira.pdf397.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.