Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2702
Title: Uma revisão narrativa sobre o uso de cigarros eletrônicos.
Authors: Maranhão, Ramiro Dourado (Orientador)
Moraes, Amanda Silva de
Keywords: Cigarro eletrônico
Nicotina
pneumopatias
Issue Date: 14-Sep-2023
Citation: MORAES, Amanda Silva de. Uma revisão narrativa sobre o uso de cigarros eletrônicos. Orientador: Ramiro Dourado Maranhão. 2022. 23f. rabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O comércio dos cigarros eletrônicos cresceu exponencialmente durante o século 21, possivelmente por atrair os usuários devido à variedade de sabores e aromas e por ser uma alternativa aparentemente segura para fumar. Após diversos estudos, concluiu-se que os cigarros eletrônicos também trazem malefícios, pois podem acarretar danos pulmonares e vício em nicotina, já que em sua composição é possível encontrar metais pesados, substâncias tóxicas para o organismo e também altas concentrações de nicotina. Alguns pods possuem acetato de vitamina E e tetra- hidrocanabinol (THC) em sua composição, essas duas substâncias estão intimamente relacionadas com a doença pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos ou vapes (EVALI). Este trabalho tem como objetivo elaborar uma revisão narrativa sobre o uso dos cigarros eletrônicos, abordando os componentes, as consequências para o usuário e também sua relação com a doença EVALI. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados artigos que envolvem o tema e com relevância para a construção do trabalho.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2702
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Silva de Mores.pdf621.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.