Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/271
Title: Violência obstétrica na perspectiva dos profissionais da saúde: revisão integrativa.
Authors: Pires, Gabriela da Silva (Orientador)
Amorim, Amanda Christina Oliveira
Oliveira, Stéfani Silva de
Keywords: Violência - obstétrica
Parturientes
Parto humanizado
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: AMORIM, Amanda Christina Oliveira; OLIVEIRA, Stéfani, Silva de. Violência obstétrica na perspectiva dos profissionais da saúde: revisão integrativa. Orientador: Gabriela da Silva Pires. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A temática violência obstétrica ainda é pouco abordada, sendo um problema de saúde pública que atinge 25% das mulheres no momento do parto, podendo ocorrer antes, durante ou depois do parto. Objetivo do estudo é verificar a percepção dos profissionais da saúde quanto ao conceito de violência obstétrica, descrever os tipos de violência e como os profissionais percebem isso. Para isso foi realizada revisão uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos nacionais publicados no período de 2010 a 2019 nas plataformas LILACS, Bdenf, MEDLINE e SCIELO. Resultados: profissionais da área de saúde conceituam violência obstétrica como falta de recursos para a realização de um bom trabalho nos serviços de saúde, violência institucional, verbal, física, psicologica e/ou moral e a falta de comunicação e educação em saúde. Este estudo possibilita a conscientização da população sobre o que os profissionais podem ou não realizar, gerar conhecimento para exigir atendimento adequado e evidenciar a importância da educação continuada para os profissionais do setor da obstetrícia quanto à violência obstétrica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/271
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Christina Oliveira Amorim 0003059_Stefani Silva de Olivereira 1211146897-convertido.pdfAmanda Christina Oliveira Amorim 0003059_Stefani Silva de Olivereira 1211146897257.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.