Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/272
Title: Sintomas depressivos no envelhecimento.
Authors: Brito, Virginia Rozendo (Orientador)
Dourado, Amanda Moreira Brandão
Rodrigues, Yorrana Alves Morais
Keywords: Depressão - idoso
Envelhecimento
Enfermagem - idoso
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: DOURADO, Amanda Moreira Brandão; RODRIGUES, Yorrana Alves Morais. Sintomas depressivos no envelhecimento. Orientador: Virginia Rozendo Brito. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019
Abstract: Os sintomas depressivos em idosos têm crescido cada vez mais no Brasil e no mundo e isso está relacionado a vários fatores, os mais relevantes são: exclusão social, exclusão familiar e sentimento ou sensação de inutilidade. A depressão, emerge como um dos problemas mentais que mais se evidencia nos indivíduos do sexo feminino, predominado por pessimismo, tristeza, abatimento, alterações de humor, sono, apetite e exílio. Nesta pesquisa foram utilizadas as plataformas digitais: Lilacs (Centro Latinho-Americano de Informação em Saúde), Bdenf (Base de Dados de Enfermagem) e Medline (Medical literature Analysis and Retrieval System Online), entre os anos de 2016e 2019 em língua portuguesa. Os fatores que causam sintomas depressivos nos idosos estão diretamente ligados ao sexo, isolamento social, solidão, baixo nível socioeconômico, ser portador de doença crônica, fragilidade e o próprio envelhecimento. Sendo utilizada para a pesquisa de revisão bibliográfica sistemática integrativa foram encontrados cerca de 1.800 artigos em relação aos temas, mas, após realizado a filtragem de títulos, pontos chaves, resumo e leitura na íntegra, apenas 13 artigos foram selecionados para a pesquisa. Essa abordagem sistemática sobre os sintomas depressivos nos idosos traz para os profissionais de saúde, principalmente de enfermagem, uma preocupação acerca da valorização e estimulação da saúde mental para esse público alvo, uma vez que cabe a esses profissionais trabalharem em equipe para diminuir e/ou reduzir os casos de sintomas depressivos na população.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/272
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda_Dourado_0002878_Yorrana_Rodrigues_0002448.pdf224.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.