Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/273
Title: Fatores vivenciados pela enfermagem no contexto de cuidados paliativos e que influenciam na assistência de enfermagem.
Authors: Walquiria Lene dos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Silva, Auzelite Oliveira M. Da
Soares, Edna
Keywords: Cuidados paliativos
Enfermagem - assistência
Sintoma - estresse
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: SILVA, Auzelite Oliveira M. da, SOARES, Edna. Fatores vivenciados pela enfermagem no contexto de cuidados paliativos e que influenciam na assistência de enfermagem. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Os cuidados paliativos são uma forma de prestação de assistência para todos os pacientes com prognóstico irreversível com evolução para morte, desta forma a enfermagem tem um papel fundamental para determinar a melhor forma de atuação frente a esses casos tão delicados. Objetivo: Identificar os fatores estressores vivenciados pela enfermagem que podem gerar consequências em sua assistência. Metodologia: Revisão integrativa da literatura. Resultados e Discussão: Os resultados mais expressivos encontrados apontaram o processo de morte, a carga horária elevada e também os processos de trabalho (todos citados em 16,66%) como fatores vivenciados pelo profissional enfermeiro que podem gerar situações de estresse para tal profissional, impactando diretamente na qualidade da assistência ao paciente. Ao considerarmos os resultados expressados em menor frequência pelos autores, identificadmos a fatores como equipe reduzida, situações de emergência, e envolvimento emocional (os três fatores com 5,55 %), fugindo da expectativa inicial que poderíamos encontrar a carga emocional como principal fator envolvido. Considerações Finais: O cenário atual das equipes de enfermagem no âmbito dos cuidados paliativos é a exposição frequente de situações que geram desconforto emocional e estresse no profissional, identificando diversos fatores envolvidos no seu contexto laboral que permeiam a assistência e influenciam diretamente a sua qualidade. Além disso, é importante destacar a pouca possibilidade de literatura para serem agregadas ao nosso estudosendo este fato uma limitação do nosso estudo, fazendo-se necessário maior frequência nas publicações sobre a temática.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/273
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Auzelite Silva_0001238_Edna Soares_0002796.pdf292.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.