Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/278
Title: Assistência pré-natal prestada às gestantes Rh negativo isoimunizadas.
Authors: Rodrigues, Nayara dos Santos (Orientador)
Caixeta, Elismarina Pereira
Silva, Raquel Xavier e
Keywords: Isoimunização
Complicações na gravidez
Pré-natal - cuidado
Issue Date: 15-Jan-2020
Citation: CAIXETA, Elismarina Pereira; SILVA, Raquel Xavier e. Assistência pré-natal prestada às gestantes Rh negativo isoimunizadas. Orientador: Nayara dos Santos Rodrigues. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: A assistência à gestante inicia-se com a realização de anamnese completa e detalhada, assim como o levantamento do histórico obstétrico dessa gestante. A tipagem sanguínea deve ser requerido, ainda, na primeira consulta de pré-natal e, quando necessário, solicita-se a tipagem paterna para conhecimento do fator Rh de ambos. O exame de COOMBS indireto, serve para determinar a aloimunização materna, que é a formação de anticorpos após ocorrência de exposição da gestante a antígenos que não são próprios, cujos concepto expressa em suas células eritrocitárias antígenos puramente paternos. A doença hemolítica do recém-nascido, ocorre devido à passagem de eritrócitos maternos pela placenta para a circulação do feto, causando anemia significativa decorrente da hemólise. Objetivo: Identificar como é prestada a assistência pré-natal às gestantes Rh negativo isoimunizadas. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura realizadas nas plataformas Lilacs, Medline e Scielo. Resultados: Com a análise das informações obtidas nos estudos selecionados foram categorizadas as seguintes temáticas: Manejo às gestantes isoimunizadas; Utilização de Imunoglobulina em gestantes Rh negativo; e Centro de referência para a assistência as gestantes isoimunizadas. Considerações finais: A falta de informação das mulheres acerca da importância do fator Rh, o manejo inadequado das gestantes isoimunizadas durante o pré-natal, entre outros fatores, refletem diretamente na perpetuação de casos de isoimunização e de recém-nascidos acometidos com DHPN.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/278
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elismarina Caxeta_0002485 Raquel Silva_0002777.pdf247.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.