Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2796
Title: Estudo retrospectivo de doenças diagnosticadas através do exame histopatológico e citopatológico em felinos realizados em um laboratório de patologia veterinária do DF entre os anos de 2021 e 2022.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Pereira, Giuliana Maria da Cunha
Keywords: Citologia
Histologia
Exames em felinos
Issue Date: 22-Apr-2024
Citation: PEREIRA, Giuliana Maria da Cunha. Estudo retrospectivo de doenças diagnosticadas através do exame histopatológico e citopatológico em felinos realizados em um laboratório de patologia veterinária do DF entre os anos de 2021 e 2022. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2023. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.
Abstract: Um estudo retrospectivo foi realizado em um laboratório veterinário particular no Distrito Federal, analisando exames citopatológicos e histopatológicos de felinos domésticos durante os anos de 2021 e 2022. Foram analisados 169 exames, sendo 75 citopatológicos e 94 histopatológicos. Observou-se que a maioria dos diagnósticos foi realizada em felinos sem raça definida, seguidos por persas e siameses. Houve uma maior incidência de exames histopatológicos em comparação com os citopatológicos. Em relação aos resultados definitivos, os exames histopatológicos apresentaram uma taxa ligeiramente maior de diagnósticos definitivos em comparação aos citopatológicos. Os felinos do sexo feminino foram mais frequentemente submetidos aos exames, e os grupos etários de 2 a 4 anos, 5 a 7 anos e 8 a 10 anos foram os mais afetados. As doenças oncológicas foram as mais diagnosticadas, seguidas pelas afecções inflamatórias. A diferença entre os exames citopatológicos e histopatológicos reside na natureza das amostras e nas técnicas utilizadas, influenciando a obtenção de diagnósticos definitivos. Embora os exames citopatológicos sejam menos invasivos e mais rápidos, eles têm limitações, como quantidade de material coletado e possibilidade de lise celular. Em contraste, os exames histopatológicos permitem uma avaliação mais detalhada da arquitetura tecidual, embora sejam mais caros e invasivos. A escolha do exame depende da suspeita clínica e do objetivo do diagnóstico. Esse estudo reforça a importância dessas ferramentas diagnósticas na identificação de doenças em felinos domésticos, auxiliando no prognóstico e no planejamento terapêutico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina Veterinária, 2023.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2796
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giuliana Maria da Cunha Pereira.pdf318.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.