Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/283
Title: Práticas de enfermagem frente a mulher que realiza aborto ilegal.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Oliveira, Gabriel Hudson de
Queiroz, Jéssyca Café de
Keywords: Aborto
Enfermagem - saúde da mulher
Práticas de enfermagem
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: OLIVEIRA, Gabriel Hudson de; QUEIROZ, Jéssyca Café de. Práticas de enfermagem frente a mulher que realiza aborto ilegal. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O aborto ilegal ou clandestino é um problema de saúde pública que deve ser discutido com toda sociedade. A relevância a cerca das Práticas de enfermagem frente a mulher que realiza aborto ilegal é de urgência e de extrema importância O objetivo deste estudo foi descrever as práticas da equipe de enfermagem frente a mulher em situação de abortamento. Trata-se uma revisão integrativa que utilizou-se artigos no período de 2008 até 2019. Os resultados demonstram que Destacam-se as palavras: aborto com suas variações de interpretação como aborto legal, aborto provocado, aborto clandestino, aborto induzido, aborto criminoso. Diante desse cenário, os descritores enfermagem, cuidados de enfermagem, enfermagem obstétrica tem relevância juntamente com as pesquisas que destacam direito, direitos sexuais e saúde da mulher. A maioria dos periódicos estudados nessa revisão refere-se a estudos que tem como eixo de pesquisa os temas: o aborto ilegal, o abortamento como prática clandestina, as causas e consequência dessa prática para a saúde da mulher, o acolhimnento por parte da equipe de enfermagem as mulheres que cometeram os abortos e por último a análise das leis vigente do país sobre o aborto. Conclui-se que a enfermagem tem papel fundamental no ato de acolher mulheres que cometeram o aborto ilegal, isto de forma ética, propiciando a paciente todo cuidado humanizado sem juízos de valores. O cuidado de enfermagem devem ser pautados pelos princípios da humanização e da legalidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/283
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica Queiroz_0002411_Gabriel Oliveira_0001823.pdf197.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.