Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/285
Title: Humanização e cuidados de enfermagem à saúde da pessoa idosa.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Silva, Jhony Presley Alves da
Keywords: Enfermagem - idoso
Envelhecimento
Enfermagem - humanização
Saúde do idoso
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: SILVA, Jhony Presley Alves da. Humanização e cuidados de enfermagem à saúde da pessoa idosa. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O presente estudo de pesquisa integrativa, além de abordar a importância da enfermagem para a saúde e vida humana, traz contribuições relevantes em relação à atuação do enfermeiro, durante o processo de envelhecimento. Numa perspectiva de revisão de literatura, este estudo tem como objetivo principal analisar a efetividade de processos do cuidado humanizado da enfermagem em relação ao idoso. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa descritiva, que procurou responder se há a efetivação do cuidado humanizado da enfermagem em relação à pessoa idosa. Foram pesquisados 16 artigos no total, entre os anos de 2014 a 2019, porém após o refinemento da leitura, apenas 10 destes foram selecionados para análise, pois condiziam com o objetivo deste estudo. Assim, foram excluídos 2 artigos que apresentavam conclusões imprecisas quanto aos descritores; 3 que não estavam de acordo com os objetivos aqui propostos; e 1 que estava no prelo. Destaca-se que os anos com maior quantidade de publicação sobre o tema foram 2014 e 2016. Os principais resultados em relação à efetivação do cuidado humanizado ao idoso evidenciam que: a formação específica em gerontologia é importante para efetivar o cuidado humanizado ao idoso; os investimentos públicos ainda são precários para o atendimento ao idoso; os recursos materiais e humanos são escassos e limitam a assistência efetiva ao idoso; e os programas específicos para a população idosa ainda traz significativas lacunas, o que requer novas significações. Mesmo com a previsão da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa em relação à saúde e à assistência ao idoso, os obstáculos impedem a plena efetivação dos cuidados humanizados à pessoa idosa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/285
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jhony Presley Alves da Silva_0002824.pdf223.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.