Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/289
Title: Principais fatores causais de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva: uma revisão integrativa.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (orientador)
Amaral, Luisa da Silva
Godinho, Silma Martins
Keywords: Infecção hospitalar
Unidades de Terapia Intensiva
Educação em saúde
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: AMARAL, Luisa da Silva; GODINHO, Silma Martins. Principais fatores causais de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva: uma revisão integrativa. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: Pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva estão mais propensos a adquirir infecção devido suas condições clínicas, procedimentos invasivos e eventos adversos na assistência à saúde comumente associado ao processo de hospitalização. Objetivo: Evidenciar à luz da literatura quais são os principais fatores causais de IRAS em Unidades de Terapia Intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Resultados: Os maiores índices de eventos adversos ocorrem pela falta de adoção à práticas adequadas dos profissionais de saúde, evidenciando a não realização de higienização das mãos, superlotação da unidade, déficit do conhecimento por ausência de educação continuada, sobrecarga de trabalho e não utilização de técnicas assépticas nos procedimentos invasivos. Conclusões: Diante da necessidade de assegurar uma prática assistencial embasada em evidências científicas, a revisão integrativa tem sido apontada como uma ferramenta ímpar no campo da saúde, pois sintetiza as pesquisas disponíveis sobre determinada temática e direciona a prática fundamentando-se em conhecimento científico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/289
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luisa Amaral_0003714_Silma Godinho_0003022.pdf473.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.