Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/292
Title: Principais riscos vivenciados pelo enfermeiro emergencista ao realizar o Atendimento Pré-hospitalar (APH): uma revisão integrativa.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (orientador)
Mota, Lara Marques
Oliveira, Milena Dutra de
Keywords: Enfermagem - emergência
Enfermagem - urgência
Atendimento pré-hospitalar
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: MOTA, Lara Marques; OLIVEIRA, Milena Dutra de. Principais riscos vivenciados pelo enfermeiro emergencista ao realizar o Atendimento Pré-hospitalar (APH): uma revisão integrativa. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Identificar o papel da enfermagem no atendimento pré-hospitalar (APH), bem como refletir sobre as consequências e riscos que os profissionais se acometem. Método: Estudo descritivo-qualitativo, mediante o método de revisão de literatura. A coleta de dados ocorreu em fontes disponíveis online durante os meses de agosto a setembro de 2019. Como critérios de inclusão dos artigos estabeleceram-se: artigos completos; publicados no período entre 2009 a 2018; disponíveis no idioma português; indexados nas bases de dados mencionadas; que versassem acerca da atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar. Resultados: O trabalho da enfermagem no APH caracteriza-se por processos de trabalho vinculados à produção de cuidados em quantidade e qualidade adequadas, e subdivide-se em cuidar/assistir, administrar/gerenciar, pesquisar e ensinar, dentre os quais o cuidar e o gerenciar são os processos mais evidenciados no trabalho do enfermeiro. Quantos aos riscos, os principais encontrados no APH móvel são riscos biológicos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/292
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena Dutra_0002402_Lara Marques_0008203.pdf214.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.