Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPetter, Jobe (Orientador)-
dc.contributor.authorMaciel, Marília Xavier-
dc.contributor.authorSá, Thaís Nascimento de-
dc.date.accessioned2024-04-26T21:10:20Z-
dc.date.available2024-04-26T21:10:20Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationMACIEL, Marília Xavier; SÁ, Thaís Nascimento de. A importância da inserção da radiologia e diagnóstico por imagem na grade curricular das escolas de medicina. Orientador: Jobe Petter. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2979-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm meados do século XX a radiologia surgiu como especialidade médica no Brasil. Nesse sentido, iniciou a discussão a respeito da importância da implantação da disciplina de radiologia no currículo médico e a heterogeneidade do ensino nas escolas médicas atuais e seus prejuízos adjacentes. O objetivo desta revisão bibliográfica é descrever como a imagenologia é fundamental para o aprendizado dos discentes desde o início da graduação, bem como demonstrar o quanto a interdisciplinaridade entre a anatomia e o diagnóstico por imagem melhoram o aprendizado integrado. A radiologia é uma especialidade de extrema relevância na rotina médica, sendo uma excelente ferramenta diagnóstica complementar, especialmente, quando correlacionada de maneira correta as manifestações clínicas e exame físico do paciente. Dessa forma, é fundamental para o estudante de medicina obter conhecimentos básicos de imagem, como compreender os exames normais, as principais alterações e desenvolver um raciocínio clínico crítico correlacionando com as demais disciplinas ensinadas no decorrer do curso. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa de literatura com o intuito de reunir os principais trabalhos mais recentes sobre o tema. O processo de pesquisa foi realizado de maneira não sistemática com busca de dados nas plataformas PubMed e SciELO com os descritores “radiology” AND “learn” AND “health”. Embora a perspectiva nos cursos de medicina tradicionais argumente que a disciplina de radiologia pertence ao ciclo clínico, a grande maioria dos autores defendem o modelo de exposição precoce à Imagenologia. Dessa maneira, torna-se vital o conhecimento básico nessa área, conhecimentos estes que devem ser transmitidos de forma padronizada e obrigatória nas grades horárias das escolas médicas.pt_BR
dc.subjectImagenologiapt_BR
dc.subjectEscolas de medicinapt_BR
dc.subjectRadiologiapt_BR
dc.titleA importância da inserção da radiologia e diagnóstico por imagem na grade curricular das escolas de medicina.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marília Xavier Maciel_ Thaís Nascimento de Sá_parcial.pdf144.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.