Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2979
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Petter, Jobe (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Maciel, Marília Xavier | - |
dc.contributor.author | Sá, Thaís Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T21:10:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T21:10:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Marília Xavier; SÁ, Thaís Nascimento de. A importância da inserção da radiologia e diagnóstico por imagem na grade curricular das escolas de medicina. Orientador: Jobe Petter. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2979 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em meados do século XX a radiologia surgiu como especialidade médica no Brasil. Nesse sentido, iniciou a discussão a respeito da importância da implantação da disciplina de radiologia no currículo médico e a heterogeneidade do ensino nas escolas médicas atuais e seus prejuízos adjacentes. O objetivo desta revisão bibliográfica é descrever como a imagenologia é fundamental para o aprendizado dos discentes desde o início da graduação, bem como demonstrar o quanto a interdisciplinaridade entre a anatomia e o diagnóstico por imagem melhoram o aprendizado integrado. A radiologia é uma especialidade de extrema relevância na rotina médica, sendo uma excelente ferramenta diagnóstica complementar, especialmente, quando correlacionada de maneira correta as manifestações clínicas e exame físico do paciente. Dessa forma, é fundamental para o estudante de medicina obter conhecimentos básicos de imagem, como compreender os exames normais, as principais alterações e desenvolver um raciocínio clínico crítico correlacionando com as demais disciplinas ensinadas no decorrer do curso. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa de literatura com o intuito de reunir os principais trabalhos mais recentes sobre o tema. O processo de pesquisa foi realizado de maneira não sistemática com busca de dados nas plataformas PubMed e SciELO com os descritores “radiology” AND “learn” AND “health”. Embora a perspectiva nos cursos de medicina tradicionais argumente que a disciplina de radiologia pertence ao ciclo clínico, a grande maioria dos autores defendem o modelo de exposição precoce à Imagenologia. Dessa maneira, torna-se vital o conhecimento básico nessa área, conhecimentos estes que devem ser transmitidos de forma padronizada e obrigatória nas grades horárias das escolas médicas. | pt_BR |
dc.subject | Imagenologia | pt_BR |
dc.subject | Escolas de medicina | pt_BR |
dc.subject | Radiologia | pt_BR |
dc.title | A importância da inserção da radiologia e diagnóstico por imagem na grade curricular das escolas de medicina. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Medicina |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marília Xavier Maciel_ Thaís Nascimento de Sá_parcial.pdf | 144.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.