Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2985
Title: Uma análise integrativa dos biomarcadores cardiovasculares para prognóstico de pacientes com COVID-19.
Authors: Silva, Alessandro de Oliveira (Orientador)
Câmara, Ian Siqueira Araújo
Carneiro, Rodrigo Mendez
Keywords: Biomarcadores
Cardíaco
COVID-19
Issue Date: 15-May-2024
Citation: CÂMARA, Ian Siqueira Araújo; CARNEIRO, Rodrigo Mendez. Uma análise integrativa dos biomarcadores cardiovasculares para prognóstico de pacientes com COVID-19. Orientador: Alessandro de Oliveira Silva. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Introdução: Com o surgimento da Pandemia do COVID-19, a saúde mundial entrou em colapso com milhares de contaminados e óbitos pelo vírus Sars-Cov-2. Assim, a medicina laboratorial começou a investigar alguns marcadores prognósticos para pacientes com quadros complicados de COVID-19. Objetivo: Avaliar a indicação dos biomarcadores cardíacos para a estratificação e prognóstico de pacientes diagnosticados com a COVID-19. Métodos: Revisão integrativa de estudos observacionais obtidos nas bases de dados, Scielo, MEDLINE/PubMed e BVS, utilizando os descritores: “biomarcadores cardíacos”, “COVID-19” e “prognóstico”; selecionando estudos a partir de 2021. Resultados: Foram reunidos 24 estudos, nos quais analisaram-se os seguintes biomarcadores: Troponinas Cardíacas, os Peptídeos Natriuréticos, CK-MB e a Mioglobina. Estes tiveram seus níveis avaliados isoladamente e comparados entre si, chegando em resultados que indicavam que a elevação dos marcadores está diretamente relacionada a piores prognósticos, sendo eles: necessidade de internação em UTI; complicações cardiovasculares; necessidade de ventilação mecânica invasiva; e morte. Quando comparados, houveram sensibilidades e especificidades diferentes, como foi o caso do hs-TnI que obteve sensibilidade de 77% e especificidade de 77%, CK-MB obteve 71% e 76% e a mioglobina obteve 85% e 86%; predizendo, assim, que alguns biomarcadores podem ser considerados melhores preditores independentes de piores prognósticos em comparação aos outros. Considerações finais: Nesse contexto, preferiu-se a utilização de pelo menos dois biomarcadores, ou um que seja suficiente quando isolado para admissões hospitalares por COVID-19, com o objetivo de melhorar a avaliação prognóstica e estratificar adequadamente o paciente desde sua admissão até o período de alta da internação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2985
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ian Siqueira Araújo Câmara_Rodrigo Mendez Carneiro.pdf612.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.