Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/301
Title: O papel da equipe de enfermagem nos transtornos alimentares.
Authors: Brito, Virginia Rozendo (Orientador)
Pereira, Vanessa Beatriz de Araújo
Keywords: Enfermagem - transtorno alimentar
Anorexia - assistência
Bulimia - tratamento
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: PEREIRA, Vanessa Beatriz de Araújo. O papel da equipe de enfermagem nos transtornos alimentares. Orientador: Virgínia Rozendo de Brito. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: Os Transtornos Alimentares são psicopatologias graves relacionadas ao comportamento alimentar, que afetam na maioria das vezes jovens do sexo feminino. Os dois principais tipos são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. É de extrema importância que as pessoas próximas, observem os sinais da doença, além de darem seu apoio diante do tratamento. Esses pacientes são conhecidos por serem extremamente rígidos e de difícil relacionamento e manipulativos em relação ao tratamento, provocando assim variados sentimentos à equipe de enfermagem, onde muitas vezes prejudica a implementação da assistência. Métodos: Trata-se de um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico, com o propósito de realizar uma revisão integrativa. Resultados: Foram encontrados 841 artigos científicos, que após a leitura do título, resumo e introdução, foram selecionados 4 artigos. E nesses 4 artigos foi possível responde qual o papel da equipe de enfermagem na assistência dos transtornos alimentares. Conclusão: Foi observado a partir desse trabalho, que não há uma escassez de estudos em relação aos TAs e o papel do enfermeiro diante a sua assistência. Porém foi possível com os estudos encontrados saber quais são os principais TAs e suas consequências e como deve ser realizada a abordagem pelo profissional da saúde diante esses casos, pois esses devem ter uma atenção redobrada pois a criação de vínculo e de extrema importância para a adesão ao tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/301
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Beatriz Pereira_0002564.pdf646.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.