Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3031
Title: | Odontologia minimamente invasiva: remoção seletiva de tecido cariado. |
Authors: | Gilson, Fernando Molinari Gomes (Orientador) Amaral, Laila Maria Barros |
Keywords: | Cárie Dentina Remoção |
Issue Date: | 31-Jul-2024 |
Citation: | AMARAL, Laila Maria Barros. Odontologia minimamente invasiva: remoção seletiva de tecido cariado. Orientador: Fernando Molinari Gomes Gilson. 2024. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2024. |
Abstract: | A Odontologia Restauradora moderna está cada vez mais focada em tratamentos restauradores minimamente invasivos, onde são preservadas muito mais estruturas sadias, através da remoção cuidadosa e seletiva do tecido comprometido. Alguns autores demonstraram a positividade da remoção parcial ou total, o uso de materiais forradores como o cimento de ionômero de vidro (CIV) e hidróxido de cálcio. Quando se tem a remoção total do tecido cariado, pode ocorrer a exposição do tecido pulpar, o que requer tratamentos mais invasivos e manipulação direta desse tecido, como os tratamentos de capeamento pulpar. O objetivo deste trabalho é demonstrar e destacar as vantagens, conceitos, indicações e eficácia clínica em relação à remoção de tecido cariado e a vitalidade dentária. Foi feita uma busca de artigos em algumas bases de dados, e assim realizado uma revisão de literatura. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Odontologia, 2024. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/3031 |
Appears in Collections: | Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Laila Maria Barros Amaral.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.