Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/308
Title: Enfermagem no centro de diagnóstico de exames radiológicos iodados.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (orientador)
Silva, Cinthya dos Santos
Keywords: Enfermagem - assistência
Contraste iodado
Radiologia
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: SILVA, Cinthya dos Santos. Enfermagem no centro de diagnóstico de exames radiológicos iodados. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O desenvolvimento tecnológico tem contribuído de forma decisiva para o exame de saúde. Neste compasso, a área de imagenologia confirma diagnósticos clínicos com precisão através de contrastes iodados. A presença de uma equipe de enfermagem é fundamental para realização dos exames radiológicos, desde a administração dos meios de contrastes, bem como, a prevenção e tratamento de possíveis complicações. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa baseada na elaboração e avaliação de aspecto literário, que fornece informações acerca de debates, metodologias e respostas advindas de pesquisas, bem como, a análise de elaboração de estudos posteriores. O enfermeiro tem como responsabilidade identificar os problemas, prescrever e programar ações que contribuem para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do paciente. O contraste iodado não é inofensivo, apesar de ser usualmente seguro, não sendo excluídas as possibilidades de reações, que são raras, mas não inexistentes. Frente ao exposto questiona-se: como é a atuação do enfermeiro durante e após o procedimento onde ocorre o uso do contraste ionizado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/308
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cinthya dos Santos Silva_0001246.pdf281.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.