Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/311
Title: Assistência de enfermagem à pacientes portadores de depressão decorrente de diabetes mellitus tipo 2.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (orientador)
Santos, Fabrícia Barbosa dos
Keywords: Diabetes mellitus
Doença crônica
Enfermagem - intervenção
Depressão
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: SANTOS, Fabrícia Barbosa dos. Assistência de enfermagem à pacientes portadores de depressão decorrente de diabetes mellitus tipo 2. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: Atualmente doenças de aspecto crônico como o diabetes mellitus e a depressão tem apresentado um índice elevado de casos mundialmente. Sugere-se que haja uma associação entre ambas patologias, visto que a depressão implica na manutenção do controle glicêmico do paciente, denotando-se a importância da atuação do enfermeiro mediante a ocorrência de depressão neste público. Objetivo: Avaliar o padrão assistencial da enfermagem direcionado aos pacientes diabéticos com diagnóstico de depressão por meio da literatura. Objetivos específicos: Avaliar as principais causas de depressão em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 e Identificar quais as melhores intervenções de enfermagem frente a depressão em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, com coleta de dados em artigos científicos, de acordo com a temática proposta. Resultados: Notou-se a importância da atuação do enfermeiro frente a assistência do paciente com diabetes mellitus, visto que seu atendimento inicial possibilita que comorbidades como a depressão sejam identificadas e acompanhadas adequadamente desde o princípio. Conclusão: Com base nos resultados obtidos pôde-se concluir a importância da capacitação do profissional enfermeiro para prestar uma assistência holística, atentando-se para qualquer alteração física e emocional deste paciente evitando danos maiores à saúde e promovendo uma boa adesão ao tratamento e melhora da qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/311
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabrícia Barbosa 0001325.pdf241.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.