Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/312
Title: Violência obstétrica: riscos do uso da manobra de kristeller rurante o parto.
Authors: Peres, Lídia Câmara (Orientador)
Lima, Geovana Albuquerque Félix de
Lopes, Maria Clara Aragão
Keywords: Saúde da mulher
Parto humanizado
Obstétrica - violência
Manobra de Kristeller
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: LIMA, Geovana Albuquerque Félix de; LOPES, Maria Clara Aragão. Violência obstétrica: riscos do uso da manobra de kristeller rurante o parto. Orientador: Lídia Câmara Peres. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: A manobra de Kristeller, utilizada empiricamente, pelos profissionais da saúde, até hoje vem sendo discutida por pesquisadores da área. Atualmente, definida como violência obstétrica, é persistentemente realizada durante o trabalho de parto sob a égide de “ajudar” a mãe durante o período expulsivo, pois se usa uma pressão no fundo uterino. Objetivo geral: Expor os riscos decorrentes da utilização da manobra de kristeller durante o parto. Objetivos específicos: Descrever os malefícios fisiológicos que decorrem da manobra na mãe; Descrever os riscos do uso da manobra de Kristeller; verificar recomendações atuais quanto ao manejo do parto normal. Método: O método de pesquisa científica abordado nesse estudo foi a revisão bibliográfica de natureza descritiva, utilizando instrumentos de coleta a literatura vigente, artigos, livros e revistas cientificas. Resultado e discussão: A manobra de Kristeller já foi banida no país pelo Ministério da Saúde por se tratar de uma técnica agressiva, uma vez que se aplica uma forte pressão sobre o útero feminino, e que pode trazer sérias consequências para a mãe e seu filho. Vale ressaltar que há outras maneiras, que não trazem consequências, de “ajudar” a mãe durante a fase expulsiva no trabalho de parto. Conclusão: Este estudo possui grande valia no mundo cientifico e da saúde, haja vista que ele retifica as consequências que a manobra traz a mãe e ao filho.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/312
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovana_0003971_Maria_Clara_0003676Geovana_0003971_Maria Clara_0003676358.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.