Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/315
Title: Automutilação em adolescentes.
Authors: Santos, Lorena Campos (Orientador)
Santos, Priscila Alves de Araújo dos
Lima, Raquel Franco
Keywords: Promoção em saúde - família
Promoção em saúde - escola
Enfermagem - adolescente
Automutilação
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: SANTOS, Priscila Alves de Araújo dos; LIMA, Raquel Franco. Automutilação em adolescentes. Orientador: Lorena Campos Santos. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: A Automutilação é caracterizada pela prática de lesões autoprovocadas no próprio corpo, como cortes, arranhões, queimaduras ou perfurações, sem intenção suicida. Objetivo: Identificar o perfil do adolescente escolar que pratica automutilação, materiais utilizados, e partes do corpo mais lesionados durante a crise. Metodologia: Estudo descritivo, realizado pelo método de revisão integrativa da literatura, de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2019. Resultados e discussão: os resultados apontam que são várias as causas, formas e materiais utilizados para praticar automutilação, apresentando maior incidência a utilização de lâminas para realizar os cortes, exteriorizando a dor psíquica. Considerações Finais: A automutilação e um problema de saúde pública, apresentando carência de estudos que reflitam sobre os danos físicos e psicológicos quando não tratados ainda na adolescência existindo a necessidade de intervenção de políticas publicas, qualificando profissionais para um atendimento de qualidade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/315
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila_Santos_ 0000135_Raquel Franco_0000130.pdf783.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.