Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/316
Title: Anorexia e bulimia em adolescentes.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Marques, Jaqueline da Silva
Cunha, Rafaela Lima de Morais da
Keywords: Anorexia
Bulimia nervosa
Transtorno alimentar
Epidemiologia
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: MARQUES, Jaqueline da Silva; CUNHA, Rafaela Lima de Morais da. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019
Abstract: Os transtornos alimentares são comportamentos inadequados que levam o indivíduo a complicações clínicas e mentais. O presente artigo tem como objetivo geral analisar por meio da pesquisa integrativa casos de adolescentes com anorexia e bulimia. Pesquisa integrativa, foram estudados os artigos científicos disponíveis nos anos de 2009 a 2019. Foram encontrados um total de 38 artigos, destes um total de 21 foram excluídos. Para o levantamento das palavras chaves a busca foi realizada booleando os descritores. Os resultados demonstraram que o ano de 2013 foi um ano de extrema relevância devido ao alto índice de pesquisa relacionados a tal patologia. Os estudos demonstraram que na anorexia podem ocorrer várias complicações médicas, surgindo decorrência da desnutrição e dos comportamentos purgativos, tais como anemia, alterações endócrinas, osteoporose e alterações hidroeletrolíticas (especialmente hipocalemia, que pode levar a arritmia cardíaca e morte súbita), dentre outras. Como resultado, permitiu-se compreender e concluir um aumento gradativo nos anos de 2005 a 2013 nos casos de anorexia e bulimia, particularmente em adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/316
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaela_Lima_Jaqueline_Marques379.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.