Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/317
Title: Atuação da enfermagem frente ao abuso sexual de crianças e adolescentes: pesquisa integrativa.
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Teixeira, Shirniara Oliveira
Keywords: violência sexual
Abuso sexual
Enfermagem - atuação social
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: TEIXEIRA, Shirniara Oliveira. Atuação da enfermagem frente ao abuso sexual de crianças e adolescentes: pesquisa integrativa. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O presente trabalho apresenta a violência sexual contra crianças e adolescentes que é caracterizada como uma prática sexual com indivíduos menores de 14 anos, com consentimento ou não dos mesmos, destacando que eles não são considerados capazes de tomar decisões desta natureza. O papel do enfermeiro em realizar o acolhimento a vítima e de realizar as notificações é de grande relevância, para que não ocorra erros e danos a proteção a vítima e familiares. Objetivo: Realizar o levantamento por meio da pesquisa integrativa sobre atuação da Enfermagem frente ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Método: A metodologia aplicada no estudo foi a revisão integrativa, com análise descritiva de artigos e trabalhos acadêmicos localizados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O levantamento bibliográfico foi realizado por meio dos bancos de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciência de Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e PUBMED. Para o levantamento dos artigos, utilizou-se os descritores: “Violência Sexual”, “Violência”, “Abuso sexual”. A pesquisa foi realizada com 9 artigos. Resultados: Foram identificadas, que a maioria das violências em crianças e adolescentes estão relacionadas a jovens de 11 a 14 anos (41,1%), mulheres (66,7%) e tendo a residência como local principal de ocorrência (49,6%). Portanto, o papel do enfermeiro é de suma importância para conceituar violência contra criança e adolescentes. Conclusão: Pode se concluir que os Enfermeiros encontram dificuldades para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência de qualquer contexto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/317
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Shirniara_Texeira_003424.pdf504.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.