Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/319
Title: Causas de subnotificação de eventos adversos por profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (orientador)
Fonseca, Priscila Nayara de Oliveira
Santos, Thiago Rodrigues da Silva
Keywords: Notificação - evento adverso
Enfermagem - profissional
Enfermagem - assistência
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: FONSECA, Priscila Nayara de Oliveira. SANTOS, Thiago Rodrigues da Silva. Causas de subnotificação de eventos adversos por profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: As notificações de eventos adversos tem sido um tema de discussão nas instituições de saúde, e um dos principais indicadores utilizados para avaliar a qualidade da assistência prestada, para a segurança do cliente. O enfermeiro que supervisiona a equipe de enfermagem tem um papel destaque na gestão de riscos por meio da notificação sistemática desses eventos que deve programar estratégias preventivas para melhorias da qualidade da assistência e segurança do paciente. Objetivo: Analisar o conhecimento e a atuação dos enfermeiros mediante o processo de notificação de eventos adversos. Método: Estudo de revisão de literatura do tipo integrativa baseada na elaboração e avaliação de aspecto literário, que fornece informações acerca de debates, metodologias e respostas advindas de pesquisas, bem como, a análise de elaboração de estudos posteriores. Resultados e Discussão: Foram colhidos dados de 30 artigos, sendo selecionados 15 destes, onde o resultado foi indicado que por medo de punições ou represália os profissionais da área da saúde deixam de notificar erros cometidos. Conclusões: A necessidade de investimento na capacitação de enfermeiros e profissionais da saúde e evidente, para melhor conhecimento da dinâmica e fluxo do sistema de notificação do hospital por meio de programas de educação continuada envolvendo a comunicação dos eventos como estratégia educativa para o alcance de melhorias na qualidade da prática assistencial e segurança do cliente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/319
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago_Santos_0001843_Priscila_Fonseca_0001837.pdf276.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.