Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/322
Title: Depressão em acadêmicos de enfermagem.
Authors: Santos, Lorena Campos (Orientador)
Seixas, Yasmim Kathelly Monteiro de
Keywords: Enfermagem - cuidado
Depressão - vida acadêmica
Curso acadêmico - enfermagem
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: SEIXAS, Yasmim Kathelly Monteiro de. Depressão em acadêmicos de enfermagem. Orientador: Lorena Campos Santos. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Introdução: A depressão é considerada como um grave problema de saúde mental, pois prejudica o indivíduo em sua qualidade de vida, ocasionando sintomas de caráter emocional e alterações psicomotoras e cognitivas, afetando a vida profissional, familiar, acadêmica e social Objetivo: Identificar o predomínio de gênero e idade, e os possíveis fatores que desencadeiam o quadro de depressão em acadêmicos de enfermagem. Metodologia: A busca na literatura compreendeu o período de 2008-2018, mediante levantamento na seguinte base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), onde o produto final foi constituído por oito artigos científicos que se adequaram aos critérios de inclusão. Resultados e Discussão: Após realizado as pesquisas, o predomínio encontrado é do sexo feminino (87,5%) e na faixa etária entre 20 e 25 anos (46,15%). Em relação aos fatores associados, os que se sobressaíram foram o estado civil (22,5%), conflito familiar (20%) e pressão no âmbito acadêmico (17,5%). Considerações finais: Através desta pesquisa podemos afirmar que a depressão está presente nos acadêmicos de enfermagem, e é desencadeada por diversos fatores sociais e pessoais, levando o indivíduo a apresentar comportamento diferenciado e distante.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/322
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yasmim Kathelly_0001510.pdf171.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.