Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/355
Title: Assistência de enfermagem à mulheres no climatério.
Authors: Rodrigues, Nayara dos Santos (Orientador)
Silva, Ana Paula Andrade Almeida
Pontes, Lucélia de Souza
Keywords: Enfermagem - mulher
Climatério
Assistência - mulher
Saúde - mulher
Issue Date: 18-Aug-2020
Citation: SILVA, Ana Paula Andrade Almeida; PONTES, Lucélia de Souza. Assistência de enfermagem à mulheres no climatério. Orientador: Nayara dos Santos Rodrigues. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Climatério é um período da vida da mulher em que os ovários começam a deixar de produzir quantidades adequadas de hormônios, ocorrendo normalmente por volta dos 45 anos de idade. Neste período a mulher sofre uma série de alterações físicas e psicológicas. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo descrever a assistência de enfermagem as mulheres que vivenciam o climatério. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico de caráter descritivo nas bases de dados cientificas Scielo, PubMed, BVS e Lilacs. Foram selecionados 08 trabalhos após aplicação de critérios de inclusão e exclusão. O esclarecimento, orientado pelo enfermeiro sobre mudança de hábito contribui para melhoria da qualidade de vida dessas mulheres, devendo ir além dos sintomas manifestados pelas mulheres, explorando outros fatores que podem afetar seu bem-estar nesta fase da vida, como dieta, atividade física, saúde mental, sexualidade, relações familiares e sociais. Adotando, então, uma abordagem biopsicossocial abrangente, focada na melhoria da qualidade de vida e das necessidades de cada mulher, vista como sujeitos ativos na conquista e manutenção de um estado de saúde adequado ao longo de sua vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/355
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Andrade Almeida Silva_0005008_Lucelia de Souza Pontes_0004446.pdf407.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.