Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/356
Title: O papel do enfermeiro na elaboração do plano de parto.
Authors: Caldeira, Angelita Giovana
Santos, Edivaneide Soares dos
Queiroz, Suelen Borges de
Keywords: Enfermagem - assistência
Autonomia pessoal
Parto humanizado
Parto - planejamento
Issue Date: 20-Aug-2020
Citation: SANTOS, Edivaneide Soares dos; QUEIROZ, Suelen Borges de. O papel do enfermeiro na elaboração do plano de parto. Orientador: Angelita Giovana. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Introdução: O plano de parto é um documento de caráter legal, elaborado com os profissionais de saúde, essencialmente o enfermeiro, nele contém as escolhas da mulher para seu pré-parto, parto e nascimento. É recomendando que seja elaborado após o esclarecimento à gestante sobre a fisiologia do processo de parto, sobre a possibilidade da mulher fazer suas próprias escolhas. Objetivo geral: Descrever o papel do enfermeiro na elaboração dos planos de partos na assistência ao parto. Processos metodológicos: A pesquisa abordada foi a revisão bibliográfica, realizada nas bases: LILACS, SCIELO, BVS e PUBMED, artigos e dissertações no idioma Português de 2015 a 2019. Apresentação e análise de dados: A construção do plano de parto é recomendada que seja realizada com o enfermeiro que possui o papel de esclarecer sobre o processo fisiológico do parto, oferecendo alternativa para as escolhas da gestante. A elaboração do plano de parto é importante para resgatar a autonomia da mulher e contribui para melhorar a qualidade do atendimento obstétrico. Conclusão: Diante dos dados exprimidos revela que o plano de parto é uma ferramenta importante que pode tranformar a assistência obstétrica no Brasil, logo, o plano de parto fundamentou-se para modificar a assistência ao longo de todo o processo de gestação, parto e nascimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/356
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edivaneide Soares dos Santos_004436_Suelen Borges de Queiroz_0004435.pdf346.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.