Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/357
Title: A atuação do enfermeiro na enfermagem forense.
Authors: Rodrigues, Nayara dos Santos (Orientador)
Ataíde, Gisielle Bezerra
Nascimento, Laisa Rego do
Keywords: Enfermagem forense
Medicina legal
Profissional - enfermeiro
Issue Date: 20-Aug-2020
Citation: ATAÍDE, Gisielle Bezerra; NASCIMENTO, Laisa Rego do. A atuação do enfermeiro na enfermagem forense. Orientador: Nayara dos Santos Rodrigues. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O objetivo da enfermagem forense é atender vítimas de violência e contribuir com as autoridades civil e criminal. O uso dessa ciência consiste da prática em obter provas e evidências durante a prestação de cuidados as vítimas de abuso físico, sexual, psicológico, acidentes traumáticos e atividades/mortes criminais. O presente estudo teve como objetivo descrever a atuação do enfermeiro na enfermagem forense. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF). Os descritores utilizados para a busca foram: Enfermagem Forense; Medicina Legal; e Enfermagem. podemos concluir que o enfermeiro tem um papel fundamental na especialização forense, pois realiza procedimentos essenciais para a investigação como a coleta de vestígios; atuando diretamente com as vítimas, agressores e familiares; auxiliando na perícia, investigação da morte e ainda como testemunha quando necessário, portanto, a atuação do enfermeiro na especialização forense é ampla, podendo atuar em momentos e lugares distintos, que variam desde a hospitais à tribunais de justiça.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/357
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisielle Bezerra Ataide_0003646_ Laisa Rego do Nascimento_ 0003585.pdf205.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.