Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/358
Title: Implicações do luto em profissionais da saúde, pacientes e familiares.
Authors: Caldeira, Angelita Giovana (Orientador)
Rodrigues, Matheus da Silva
Sousa, Valeria Rodrigues de Sousa
Keywords: Enfermagem - assistência
Morte - assistência
Cuidado paliativo
Enfermagem - ambiente de trabalho
Issue Date: 24-Aug-2020
Citation: RODRIGUES, Matheus da Silva; SOUSA, Valeria Rodrigues de Sousa. Implicações do luto em profissionais da saúde, pacientes e familiares. Orientador: Angelita Giovana Caldeira. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Quando se trata de cuidados paliativos e da assistência hospitalar que é necessária na fase final de cada vida, pouco se aborda sobre o desgaste dos profissionais e sobre a dificuldade em lidar com as fases do luto. Esta pesquisa aponta fatores determinantes com o objetivo de evitar o surgimento da Síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem que lidam com os cuidados paliativos. O conhecimento das fases do luto que foi perfeitamente abordado por Elisabeth Kübler-Ross e tornou-se algo essencial para evitar resultados negativos tanto nos profissionais quanto nos doentes e seus familiares.A pesquisa abordada foi de revisão bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) entre os anos janeiro de 2005 e abril de 2020 foram estraidos dados de 66 artigos.Com relação a apresentação e análise dos dados foi identificado que a implementação das fases do morrer, morte e luto na formação dos profissionais é de suma importância, identificou-se também que a Síndrome de Burnout possui os fatores geradores e formas de prevenção. Como conclusão, os dados exibidos revelam que uma boa interpretação das fases do luto trazem consequências vantajosas para toda equipe de enfermagem e para os familiares, identificou-se também que a implementação de um sistema organizacional no ambiente de trabalho evita os chamados fatores estressores.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/358
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mathues da Silva Rodrigues_0003964_Valeria Rodrigues de Sousa_0002993.pdf296.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.