Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBulhões, José Renato de Sousa (Orientador)-
dc.contributor.authorVieira, Guilherme Sousa-
dc.contributor.authorAndrade, Sérgio Lucas de Carvalho-
dc.date.accessioned2020-10-14T21:17:23Z-
dc.date.available2020-10-14T21:17:23Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationVIEIRA, Guilherme Sousa; ANDRADE, Sérgio. A importância da participação em eventos acadêmico científicos de fisioterapia no Distrito Federal: a visão discente e docente. Orientador: José Renato de Sousa Bulhões. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/374-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA participação em eventos científicos de práticas terapêuticas por estudantes de graduação é importante pois auxilia na vivência clínica, integralidade do conhecimento, construção de pensamentos críticos e amplia a visão do processo patológico ou da disfunção presente no paciente. É na universidade onde se apresenta maior exposição de estudantes a investigadores e pesquisadores que são, na maioria das vezes, discentes de seus respectivos cursos e estão, portanto, participando diariamente da construção da imagem da ciência por meio de representações mentais em docentes que futuramente poderão seguir como pesquisadores. Para tanto, são necessários estímulos institucionais a respeito de organizações de eventos internos no intuito de somar em atualização por parte dos docentes e ampliação de conhecimento aos estudantes, além de instigar a participação de eventos de maior abrangência. O docente, como parte essencial na formação de profissionais tem como obstáculo a superação de um ensino tecnicista limitado a salas de aula, devendo inovar no processo ensino-aprendizagem em que estimule o senso crítico e a formação de profissionais éticos e preparados para as mais diversas situações. Objetivo: Analisar, de acordo com a visão discente e docente, a importância da participação em eventos acadêmicos-científicos em fisioterapia em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal correlacionando com os impactos que poderia gerar. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo realizado com discentes e docentes do curso de fisioterapia do Distrito Federal, resultando em uma amostra total de 199 discentes e 12 docentes. Os dados foram coletados pessoalmente por meio dois tipos diferentes de questionários estruturados e impressos, elaborados um para o docente e outro para discente. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos discentes e dos docentes do curso de fisioterapia reconhecem como muito importante a participação em eventos acadêmico-científicos, porém não são todos que possuem uma participação efetiva nesses eventos, o incentivo dos professores é um fator determinante para seus alunos e o investimento das instituições em relação a organização de eventos científicos internos é um incentivo para crescimento da graduação e atualização profissional.pt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEducação - saúdept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA importância da participação em eventos acadêmico científicos de fisioterapia no Distrito Federal: a visão discente e docente.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme_Vieira_0003684_Sérgio Andrade_0003656.pdf722.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.