Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bulhões, José Renato de Sousa (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Vieira, Guilherme Sousa | - |
dc.contributor.author | Andrade, Sérgio Lucas de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T21:17:23Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14T21:17:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Guilherme Sousa; ANDRADE, Sérgio. A importância da participação em eventos acadêmico científicos de fisioterapia no Distrito Federal: a visão discente e docente. Orientador: José Renato de Sousa Bulhões. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/374 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A participação em eventos científicos de práticas terapêuticas por estudantes de graduação é importante pois auxilia na vivência clínica, integralidade do conhecimento, construção de pensamentos críticos e amplia a visão do processo patológico ou da disfunção presente no paciente. É na universidade onde se apresenta maior exposição de estudantes a investigadores e pesquisadores que são, na maioria das vezes, discentes de seus respectivos cursos e estão, portanto, participando diariamente da construção da imagem da ciência por meio de representações mentais em docentes que futuramente poderão seguir como pesquisadores. Para tanto, são necessários estímulos institucionais a respeito de organizações de eventos internos no intuito de somar em atualização por parte dos docentes e ampliação de conhecimento aos estudantes, além de instigar a participação de eventos de maior abrangência. O docente, como parte essencial na formação de profissionais tem como obstáculo a superação de um ensino tecnicista limitado a salas de aula, devendo inovar no processo ensino-aprendizagem em que estimule o senso crítico e a formação de profissionais éticos e preparados para as mais diversas situações. Objetivo: Analisar, de acordo com a visão discente e docente, a importância da participação em eventos acadêmicos-científicos em fisioterapia em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal correlacionando com os impactos que poderia gerar. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo realizado com discentes e docentes do curso de fisioterapia do Distrito Federal, resultando em uma amostra total de 199 discentes e 12 docentes. Os dados foram coletados pessoalmente por meio dois tipos diferentes de questionários estruturados e impressos, elaborados um para o docente e outro para discente. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos discentes e dos docentes do curso de fisioterapia reconhecem como muito importante a participação em eventos acadêmico-científicos, porém não são todos que possuem uma participação efetiva nesses eventos, o incentivo dos professores é um fator determinante para seus alunos e o investimento das instituições em relação a organização de eventos científicos internos é um incentivo para crescimento da graduação e atualização profissional. | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Educação - saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | A importância da participação em eventos acadêmico científicos de fisioterapia no Distrito Federal: a visão discente e docente. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Fisioterapia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guilherme_Vieira_0003684_Sérgio Andrade_0003656.pdf | 722.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.