Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/375
Title: A utilização do laser na cicatrização de úlceras venosas: revisão sistemática.
Authors: Rodrigues Junior, Jaime (Orientador)
Pacheco, Diana Ferreira (Orientador)
Nascimento, Izabele Assunção Costa do
Morais, Renata Regina Ferreira de
Keywords: Úlcera - perna
Terapia - luz de baixa intensidade
Insuficiência venosa
Issue Date: 14-Oct-2020
Citation: NASCIMENTO, Izabele Assunção Costa do; MORAIS, Renata Regina Ferreira de. A utilização do laser na cicatrização de úlceras venosas: revisão sistemática.Orientador: Jaime Rodrigues Junior. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: No Brasil, 3% da população possui úlcera de perna. No entanto as úlceras venosas são as mais prevalentes com aproximadamente 80 a 85%. As úlceras venosas se desenvolvem no contexto de insuficiência venosa crônica com disfunção da bomba muscular da panturrilha. O laser de baixa potência é utilizado para fins terapêuticos e bioestimulantes, agindo principalmente como acelerador de processos cicatriciais. O presente estudo tem por objetivo discutir a importância da utilização do laser de baixa frequência na cicatrização de úlcera venosas. Foi realizada uma busca de artigo cientifico, por meio das bases de dados Lilacs, SciELO, Capes, ProQuest, PubMed e BVS. Os resultados mais expressivos obtidos com a terapia foram: promover à estimulação do processo de cicatrização, diminuição a dor e diminuição do tamanho da ferida. Conclui-se que a utilização do laser de baixa frequência mostrou – se eficaz na cicatrização de úlceras venosas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/375
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Izabele_Nascimento_0002839_Renata_Morais_0002846.pdf441.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.